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GESTÃO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

O mercado de prestação de serviços costuma ser bastante concorrido em diversas áreas. Por isso, entregar um bom serviço a um preço justo não é mais suficiente.

Como há cada vez mais opções, os clientes estão se tornando mais exigentes com o passar do tempo, esperando um serviço impecável, atendimento especial e preços acessíveis com pagamento facilitado, dentre outros benefícios, dependendo do tipo de serviço contratado.

O profissional que deseja crescer e aumentar suas vendas deve tomar algumas ações visando se tornar uma referência de mercado, para que seja sempre procurado por clientes em potenciais e, assim, manter a sua agenda cheia.

Confira algumas dicas importantes para você que é prestador de serviços em qualquer nicho de mercado e deseja conquistar o reconhecimento na sua área.

INVISTA EM CONHECIMENTO

Para conquistar o reconhecimento dos clientes, potenciais consumidores, parceiros e do mercado em geral, é preciso ser uma autoridade ou expert no seu segmento.

Investir em cursos, treinamentos e em literatura especializada ajudará você a ter o conhecimento que o mercado exige. Hoje em dia não basta fazer um serviço básico para agradar o cliente, é preciso ter excelência e estar pronto para resolver qualquer tipo de problema, sem demora e com segurança.

Manter-se sempre atualizado sobre as novidades também é importante não apenas para estar pronto para qualquer tipo de demanda, bem como para transmitir credibilidade aos futuros clientes, que saberão que não correm o risco de ter um serviço incompleto ou obsoleto.

Não se esqueça de manter os seus certificados de cursos realizados bem visíveis, no seu local de atendimento e nas suas redes sociais. Isso transmitirá a ideia de profissional dedicado e confiável.

TENHA UM PREÇO CERTO

Você deve levar em consideração o número de horas gastas, os materiais utilizados, os impostos, quanto você deseja ganhar por hora e uma margem de lucro.

Após calcular o valor ideal de seu serviço, você pode comparar com sua concorrência e decidir se ajustes serão necessários.

Muitas vezes não é necessário brigar diretamente por preço e a invés disso focar nos seus diferenciais e em como você pode agregar valor para seu cliente.

ANALISE A CONCORRÊNCIA

Um passo fundamental para todo prestador de serviços que deseja se tornar referência na sua área de atuação é se diferenciar da concorrência.

Primeiro, analise detalhadamente o que os seus principais concorrentes oferecem aos clientes, como trabalham, como se apresentam na internet, se há reclamações de consumidores em sites como o Reclame Aqui, se há avaliações no Google e etc.

Analise todos os pontos negativos e pense em como você pode se diferenciar e como pode oferecer um serviço de forma a ter menor probabilidade de reclamações. Veja também os pontos positivos desses concorrentes e pense de que forma você pode adaptar para o seu negócio ou como poderia fazer ainda melhor do que eles.

TENHA PRESENÇA DIGITAL

Alguns profissionais da área de marketing costumam afirmar que, se a sua marca ou empresa não está na internet hoje, ela não existe. Essa afirmação pode parecer exagerada, mas tem um grande fundo de verdade.

Ter presença digital significa estar visível para um grande número de pessoas, facilitar a sua interação com seus clientes e futuros clientes, aumentar as chances de ser indicado para outras pessoas, fazer com que a sua imagem de profissional de referência na área seja mais perceptível e, também, chamar a atenção de possíveis parceiros comerciais.

Motivos não faltam para investir em um site profissional e em conteúdo para mídias sociais como Facebook, Instagram e Youtube. Também é importante ter um perfil no Linkedin, já que é uma rede social específica para profissionais, o que aumenta as suas chances de fazer novos negócios.

Ter uma estratégia de marketing de conteúdo é essencial para passar a imagem de referência de mercado. É preciso mostrar-se disposto a ajudar o seu público-alvo com artigos e postagens de grande relevância, contendo dicas práticas, novidades tecnológicas, vídeos de tutoriais, minicursos, e-books, etc.

A partir do momento em que esse público perceber que você entende do assunto e que está capacitado para resolver os seus problemas, será muito mais fácil fechar mais vendas e ser indicado para outros clientes.

CADASTRE-SE NO GOOGLE MEU NEGÓCIO

Além de trabalhar com marketing digital, principalmente o marketing de conteúdo, e movimentar o seu site e as suas redes sociais, é preciso aparecer como prestador de serviços da sua região na primeira página dos resultados de busca do Google.

Para isso, é preciso fazer o seu cadastro como profissional na ferramenta Google Meu Negócio. O preenchimento é bastante simples, leva poucos minutos para ser concluído e o serviço é gratuito. Você pode usar esse serviço mesmo se não possuir uma loja física ou ponto comercial.

O Google Meu Negócio oferece diversas vantagens para profissionais como exposição de dados importantes como:

  1. Website
  2. Endereço físico
  3. Localização no mapa
  4. Telefone
  5. Fotos do local
  6. Avaliações dos clientes
Além disso, conta com outras funcionalidades como ícone de compartilhamento, eventos e blog próprio da ferramenta, que você pode optar caso ainda não tenha o seu site profissional.

A grande vantagem da ferramenta é que o Google apresenta como primeiros resultados os cadastrados que oferecem o serviço que o usuário está procurando no momento. Ou seja, você certamente aparecerá para um grande número de pessoas na sua região se o seu serviço tiver uma boa demanda.

FAÇA PARCERIAS ESTRATÉGICAS

Parcerias são muito vantajosas para todos os envolvidos, para os prestadores de serviços que podem vender mais unindo forças e para os clientes que comprarão com descontos.

Estabelecer parcerias estratégias pode provocar um grande crescimento nas vendas porque você atrairá o público de outro prestador ou empresa que possui produtos ou serviços relacionados àqueles que você oferece.

Por exemplo, uma empresa que vende ar-condicionado pode fazer uma parceria com uma empresa que faz instalação e manutenção desses equipamentos. Então, as duas organizações juntas oferecem um pacote completo para o cliente, que terá um preço único e não precisará se preocupar em ir atrás de um instalador.

Se você tiver o nome da sua marca associado ao de outra empresa, desde que seja reconhecida e confiável, terá chances muito maiores de ser visto como referência na sua área de prestação de serviços.

FAÇA UM BOM PÓS-VENDA

Muitos prestadores acreditam que o ciclo de vendas começa com o primeiro contato com o cliente e termina no pagamento pelo serviço. Mas, os profissionais que são referência de mercado devem ir além, é preciso investir em um bom pós-venda.

Podemos definir o pós-venda como o relacionamento mantido com o cliente após a conclusão da venda. Ou seja, é preciso que haja um suporte para possíveis dúvidas e problemas mesmo que o serviço tenha sido executado sem pendências.

O cliente que recebe um atendimento pós-venda se sente mais valorizado e tem uma percepção de qualidade e comprometido do prestador mais elevada. Dessa forma, o profissional é lembrado como referência e tem mais chances de fechar outros serviços com o mesmo cliente ou ser indicado para pessoas próximas a esses consumidores.

TENHA UMA BOA GESTÃO

Uma gestão organizada também pode ser um diferencial para sua prestação de serviços.

Por exemplo, se você Controlar as Despesas e Receitas de sua empresa você entenderá a fundo os preços de custos de seus produtos e serviços, saberá onde cortar custos e poderá dar preços mais assertivos e competitivos.

Outro aspecto importante é Gerenciar suas Ordens de Serviço e Controlar sua Agenda, evitando cometer erros e sempre atender seus clientes dentro do prazo.

 

Fonte: Sistema SOMA – Michele Bastos

 

por Michele Bastos - Sistema SOMA

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