ou Acessar

PÓs Evento
Sobre o Encontro
Parceiros
Dias 24 e 25 de Julho de 2021 das 9 às 17h
Sobre o Encontro

Programação

Oficinas
Palestras


PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS
Para participar das oficinas do VIII CONGRESSO CAEM basta estar inscrito, ou seja, preencher a Ficha de Inscrição.

não há necessidade de reservar vaga ou escolher a oficina: basta entrar, no horário escolhido, na sala do oficineiro de sua escolha. não há limite de participantes.

DIA 24/07

SALA

HORÁRIO

TEMA

OFICINEIRO

SALA 1 09:00h "SOPRO NOVO ONLINE" Cristal Velloso
SALA 1 10:00h "PLEASE DON'T STOP THE MUSIC! Ideias, Recursos e Estratégias para o Ensino Remoto, híbrido e Presencial" Roberta Bonelli
SALA 1 11:00h "MUSICALIZAção INFANTIL - Como organizar meu plano de aula: repertório, instrumentos e recursos funcionais" Maive Arndt
SALA 1 13:00h "ENSINANDO ADULTOS A TOCAR PIANO: ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES" Nathalia Lange Hartwig
SALA 1 14:00h "INFLUÊNCIA DO SOM NO CAMPO ENERGÉTICO DO SER" Márcia Bertti
SALA 1 15:00h "O UNIVERSO MUSICAL DOS BEBÊS E A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR HEURÍSTICO" Léia Grechi
SALA 1 16:00h "COMO POTENCIALIZAR AS INTELIGÊNCIAS ATRAVéS DO APRENDIZADO MUSICAL 1" Márcia Kodama
SALA 1 17:00h "COMO POTENCIALIZAR AS INTELIGÊNCIAS ATRAVéS DO APRENDIZADO MUSICAL 2" Márcia Kodama
SALA 2 09:00h "O ESTUDO DAS CAPACIDADES FÍSICAS APLICADAS NO ENSINO DA MúSICA" Vandder Lima
SALA 2 10:00h "SUDOKUS MUSICAIS - uma forma divertida de abordar a música em sala de aula" Larissa Macedo
SALA 2 11:00h "CÉREBRO, NEUROCIÊNCIAS & MúSICA" Daise Aguiar
SALA 2 13:00h "EDUCAção MUSICAL DA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN NA MODALIDADE ONLINE: práticas e resultados" Rodolfo Jonasson
SALA 2 14:00h "ORGANIZANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO EFICIENTE" Samuel Murad
SALA 2 15:00h "ATIVIDADES INFANTIS PARA INICIAÇÃO AO PIANO" Miriã Cassol Degi
SALA 2 16:00h "COMPONDO COM AS CRIANÇAS" Jéssica Prado
SALA 2 17:00h "METODOLOGIA x ABORDAGEM" Paul Lafontaine
SALA 3 09:00h "MÉTODO BABIES AND SOUNDS- Despertando bebês bilíngues através da música" Cláudia Mariza de Carvalho e Cláudia Mol
SALA 3 10:00h "CUIDANDO DE QUEM ENSINA! Um olhar e espaço afetivo para os educadores" M. Amália Forte Banzato
SALA 3 11:00h "MUSICALIZANDO COM ALEGRIA E ENSINO COLETIVO DE TEORIA MUSICAL" Mônica Coropos
SALA 3 13:00h "NOVAS FORMAS DE PENSAMENTO PARA O ENSINO DO CANTO E TÉCNICA VOCAL" Khris Zacareli
SALA 3 14:00h "AS VANTAGENS PRáTICAS DA TEORIA MUSICAL" Marisa Ramires
SALA 3 15:00h "GAMES E REFLEXÕES PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO" Alan Cardoso
SALA 3 16:00h "TECLADISTAS E PIANISTAS POPULARES: agora vocês são os maestros" Luis Paulo Trione
SALA 3 17:00h "CANTO: FORMA E EXPRESSÃO" Crys Depret

DIA 25/07

SALA

HORáRIO

TEMA

OFICINEIRO

SALA 1 09:00h "EDUCAÇÃO MUSICAL - revisão do conceito para atender às demandas do tempo presente" Enny Parejo
SALA 1 10:00h "SUA ESCOLA PRECISA DE UM PIANO DIGITAL?" André Luiz
SALA 1 11:00h "TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO PARA AULAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS" Daniel Mauddonet
SALA 1 13:00h "O PROFESSOR COACH: Potencializando seu aluno com técnicas de coaching" Francisca Lima
SALA 1 14:00h "PROJETOS PEDAGÓGICOS PARA AULAS DE MúSICA" Léia Grechi
SALA 1 15:00h "A MÚSICA NO MÉTODO MONTESSORI" Taciana Taffarel
SALA 1 16:00h "DO PRESENCIAL AO VIRTUAL - REINVENTANDO AS AULAS DE MúSICA" Daiane Raatz
SALA 2 09:00h "COMO USAR O YOUTUBE PARA POTENCIALIZAR SUA CARREIRA" Débora Ildêncio
SALA 2 10:00h "PIANOS DIGITAIS: SAIBA MAIS SOBRE ESSA OPÇÃO DE INSTRUMENTO!" Lasier Laube
SALA 2 11:00h "THE STRING GAME - O Jogo das Cordas: Jogo de Tabuleiro como ferramenta pedagógica" Alexandre de Orio
SALA 2 13:00h "COMO ENSINAR FLAUTA DOCE DE MANEIRA LÚDICA E PRÁTICA" Ivete Machado e Jeane Machado
SALA 2 14:00h "MUSICALIZAção E DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS" Márcio Scialis
SALA 2 15:00h "A COMUNháO ENTRE TEXTO E MELODIA NO CANCIONEIRO INFANTIL" Elvira
SALA 2 16:00h "GRAVAção COMERCIAL, SEM SAIR DE CASA" Guilherme Cysne
SALA 3 09:00h
SALA 3 10:00h "BATERIA ELETRÔNICA - SOLUÇÕES MODERNAS PARA AULAS A DISTÂNCIA E PRESENCIAL" Guilherme Figueiredo
SALA 3 11:00h "PORQUE VOCÊ DEVE TER PRODUTOS BOSS NA SUA ESCOLA? Soluções para aulas de guitarra, violão e voz!" Fabinho Lyma
SALA 3 13:00h
SALA 3 14:00h "CONECTANDO A GUITARRA NO COMPUTADOR PARA EAD" Kléber K. Shima
SALA 3 15:00h "PROJETO PEDAGÓGICO VOLTADO AO ENSINO DA MÚSICA BRASILEIRA" Amador Longhini
SALA 3 16:00h "UM ALERTA PARA OS DESCONFORTOS EMOCIONAIS: VAMOS CONVERSAR SOBRE O ASSUNTO?" Scheilla Regina Glaser

DESCRIÇÃO DAS OFICINAS

"SOPRO NOVO ONLINE" - Cristal Velloso
SINOPSE - Teremos um encontro presencial virtual onde, relatarei a experiência de migração dos cursos presenciais do programa de Iniciação Musical Através da Flauta Doce Sopro Novo Yamaha para o formato digital.
Falaremos do processo, da metodologia escolhida, do treinamento dos professores e dos ensaios virtuais das orquestras de flauta doce do Sopro Novo.

"O ESTUDO DAS CAPACIDADES FÍSICAS APLICADAS NO ENSINO DA MúSICA" - Vandder Lima
SINOPSE - Uma reflexão sobre cinco capacidades fÍsicas: velocidade, resistência, força, flexibilidade e agilidade, aplicadas no ensino da música. Como o mesmo exercício pode atingir diferentes resultados e tambêm como essas capacidades fÍsicas se relacionam entre si (interdependência). A importÂncia de se entender o estágio do aluno em cada uma dessas capacidades além do autoconhecimento, ministrada pelo professor Vandder Lima, da ESMU Escola de Música (Contagem/MG) e Artista Michael.

"MÉTODO BABIES AND SOUNDS- Despertando bebÊs bilíngues através da música" - Cláudia Mariza de Carvalho e Cláudia Mol
SINOPSE - O Babies and Sounds é um método de musicalização em Inglês para bebês a partir de 6 meses de idade. Nossa metodologia é direcionada para professores de música ou inglês que queiram preparar seus alunos para o atual ambiente bilíngue. Nossa proposta foi cuidadosamente planejada com atividades, brincadeiras e canções inéditas que estimulam o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e musical, e paralelamente preparam para a aquisição da língua inglesa.

"PLEASE DON'T STOP THE MUSIC! Ideias, Recursos e Estratégias para o Ensino Remoto, híbrido e Presencial" - Roberta Bonelli
SINOPSE - Essa sessão apresentará atividades de música e movimento (tambêm em inglês) que podem ser implementadas em todos os modelos de ensino que fazem parte do cenário atual da Educação. Professores Especialistas e Conteudistas da Educação Infantil e Séries Iniciais do Fund I serão convidados a participar de vivências lÚdicas que pretendem promover a interação beneficiando o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento integral dos alunos.
* Oficina voltada para todos os Educadores, as atividades apresentadas em inglês podem ser usadas como atividade interdisciplinar em seu ambiente escolar!

"SUDOKUS MUSICAIS - uma forma divertida de abordar a música em sala de aula" - Larissa Macedo
SINOPSE - O Sudoku é um jogo de raciocínio lógico, normalmente utilizando uma ordem numérica. Nesta oficina, Larissa Macedo traz uma nova ferramenta lÚdica e criativa alinhando o sudoku ao aprendizado de conceitos musicais (como figuras, pausas, notas nas claves, acordes, etc.) para aplicação direta em aulas de instrumento e teoria, em grupo ou individual.
Desta forma, o aluno vivencia os conceitos e os apreende mais facilmente.

"CUIDANDO DE QUEM ENSINA! Um olhar e espaço afetivo para os educadores" - M. Amália Forte Banzato
SINOPSE
Quem ensina também precisa de cuidado, de colo, de contenção, de escuta!
Como desenvolver/fortalecer o autocuidado em tempos de pandemia?
A gestão das emoções é um bom caminho para cuidar de si mesmo e do outro!
Vamos juntos transitar pelos afetos?
Estou te esperando.

"MUSICALIZAção INFANTIL - Como organizar meu plano de aula: repertório, instrumentos e recursos funcionais" - Maive Arndt
SINOPSE - O workshop será focado em apresentar estratégias práticas para organizar suas aulas de musicalização com crianças de 0 a 6 anos, incluindo repertório e recursos funcionais para uma aula dinâmica e atrativa.

"CÉREBRO, NEUROCIÊNCIAS & MúSICA" - Daise Aguiar
SINOPSE - O poder das emoções no aprendizado - A música e o caminho do prazer no cérebro - A música, o medo e suas consequências - O impacto das emoções no aprendizado - Memória musical

"MUSICALIZANDO COM ALEGRIA E ENSINO COLETIVO DE TEORIA MUSICAL" - Mônica Coropos
SINOPSE - A oficina Musicalizando com Alegria e Ensino Coletivo de Teoria Musical propõe a ampliação da concepção e possibilidades de ensino e aprendizagem da TEORIA MUSICAL, confrontando as modalidades ou estilos de ensinar e aprender TEORIA MUSICAL presentes nos campos de atuação de ensino-aprendizagem da música a um repertório autoral, vivências e atividades dirigidas, e descreve um programa para o ensino-aprendizagem da TEORIA MUSICAL a partir de um currículo abrangente, em que todos participam e contribuem para que este seja um processo conteúdo, dinâmico e em constante reinvenção.

"ENSINANDO ADULTOS A TOCAR PIANO: ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES" - Nathalia Lange Hartwig
SINOPSE - Quem disse que para aprender piano tem que começar desde criança? Nessa oficina vamos abordar a realidade de ensinar piano para adultos, suas características, desafios e particularidades. A proposta é apresentar ideias de como elaborar o planejamento de aula de acordo com o perfil do seu aluno e estratégias de adaptação de atividades musicais que poderão ser utilizadas nas suas aulas de piano.

"EDUCAção MUSICAL DA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN NA MODALIDADE ONLINE: práticas e resultados" - Rodolfo Jonasson
SINOPSE - Nesta oficina observaremos como uma metodologia de ensino específica e vinculada ao planejamento estratégico pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos.

"NOVAS FORMAS DE PENSAMENTO PARA O ENSINO DO CANTO E TÉCNICA VOCAL" - Khris Zacareli
SINOPSE - Uma abordagem simples e direta, nem por isso fácil, sobre o ensino e desenvolvimento do primeiro instrumento musical criado e rodeado de mitos sobre seu ensino e motivação. Falaremos sobre motivação, descobertas recentes, antigos pilares do canto, nomenclaturas, semântica, possibilidades e qual a importÂncia do básico (fundamentos) no canto. Vamos falar de canto o mais profundamente que pudermos, mas com a leveza da conversa e do prazer que o estudo e o aprendizado nos proporcionam.

"INFLUÊNCIA DO SOM NO CAMPO ENERGÉTICO DO SER" - Márcia Bertti
SINOPSE - O homem é por natureza, um ser sonoro e cada orgão de seu corpo vibra gerando uma frequência, cumprindo sua função para manter a saúde do corpo e mente. O som que é frequência, pode gerar equilíbrio e restabelecer a saúde integral através da ressonância.
Além dos aspectos físico, mental e emocional, é importante salientar que algumas abordagens terapéuticas consideram tambêm o aspecto energÉtico do ser humano e o desequilíbrio deste sistema como gerador de doenças.
Esta oficina tem por objetivo fornecer informações teórico-práticas, considerando o som como gerador de equilíbrio no campo energÉtico, possibilitando uma visão integral do ser.

"ORGANIZANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO EFICIENTE" - Samuel Murad
SINOPSE - Os 3 pilares da educação musical que se adequam a qualquer contexto de ensino e a qualquer nível, trazendo um desenvolvimento mais eficiente do aluno e uma otimização do tempo do professor ao idealizar suas aulas.

"AS VANTAGENS PRáTICAS DA TEORIA MUSICAL" - Marisa Ramires
SINOPSE - Encontro destinado a promover reflexÕes e mudanças capazes de tornar atrativo, prático e interativo o ensino de teoria musical para leigos.
serão discutidas as principais dificuldades metodológicas enfrentadas em aulas presenciais e online, assim como a exposição de diferentes abordagens que estimulem uma vivência interativa, criativa e musical da teoria.

"O UNIVERSO MUSICAL DOS BEBÊS E A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR HEURÍSTICO" - Léia Grechi
SINOPSE - Os bebÊs são seres extremamente sensíveis e reagem, desde a fase intrauterina aos estímulos do mundo que os cerca. A música afeta o desenvolvimento neurológico e psíquico do bebê. Cérebros de bebÊs que ouvem música são diferentes, criam novas sinapses e circuitos que influirão positivamente em seu desenvolvimento cognitivo e no desempenho de muitas atividades na vida escolar e cotidiana. Para a criança o movimento representa muito mais que um prazer funcional, é o instrumento e o modo de expressão de sua orientação no ambiente, de suas ações inteligentes de seu comportamento social e de seus afetos.
A livre exploração permite o desenvolvimento e expressão da criatividade e curiosidade inata é faixa etária e o interesse pela forma com que os objetos por ela manipulados se comportam no espaço e suas descobertas consequentes, que incentivam as crianças a continuar explorando.
Basta observar uma criança brincando para entendermos que a variação do brincar é praticamente infinita. são muitas as possibilidades desses momentos acontecerem no espaço: variam de tempo, de objetos, de forma de se relacionar com outros, de proposta e por aí vai. O chamado brincar heurístico é uma entre essas muitas opções.
Nesta oficina conheceremos um pouco desse processo e as possibilidades sonoras com materiais não estruturados com várias dinâmicas carinhosas para realizar com os bebÊs nas aulas de musicalização

"ATIVIDADES INFANTIS PARA INICIAÇÃO AO PIANO" - Miriã Cassol Degi
SINOPSE - Voltada para professores de piano, nessa oficina vamos conhecer novas atividades simples e lúdicas para a apresentação do piano a crianças de 5 a 8 anos. As atividades abordarão qualidades sonoras como Intensidade (forte e suave) e Altura (grave e agudo), dedilhado e postura no piano, introdução à partitura e improvisação, além de dicas para as primeiras aulas de piano para crianças.

"GAMES E REFLEXÕES PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO" - Alan Cardoso
SINOPSE - Ensinar sempre foi uma das mais nobres ações realizadas pelo ser humano. De um passado distante, onde os conhecimentos eram normalmente transmitidos de pais para filhos apenas pelas palavras, hoje temos a disposição diversas formas, metodologias e tecnologias para ensinar nossos filhos e alunos, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem.
Nesta oficina, serão abordados games educativos e outras tecnologias, reflexÕes para o futuro da educação e dicas para melhor uso da tecnologia na educação musical.

"COMO POTENCIALIZAR AS INTELIGÊNCIAS ATRAVéS DO APRENDIZADO MUSICAL 1" - Márcia Kodama
SINOPSE - Vários estudos científicos têm demonstrado que o aprendizado musical tem a capacidade de melhorar diferentes tipos de inteligÊncias. Isso ocorre principalmente pelo fato de a execução musical requerer processamentos de várias informações distintas de forma quase simultânea. Porêm não é simples conseguir conciliar todas essas habilidades, pois alguns dos processamentos cerebrais necessários para essas habilidades são antagênicos entre si, dificultando tais integrações. Portanto, o conhecimento de neurociências pode ajudar muito na escolha de procedimentos didáticos para facilitar o aprendizado musical e consequentemente proporcionar uma melhora na qualidade de diversas dos estudantes de música Assuntos que serão abordados nessa aula:
- InteligÊncias e o aprendizado musical- Memória de trabalho no aprendizado musical
- Aspectos fundamentais para facilitar a integração de diferentes habilidades necessárias para o aprendizado musical

"COMPONDO COM AS CRIANÇAS" - Jéssica Prado
SINOPSE - Nesse bate papo Jéssica irá contar sobre o projeto criado por ela chamando Pequenos Grandes Compositores, onde alunos de piano em tenra idade participam de aulas de composição apoiados pela metodologia Play Sistema de Ensino, tambêm criada por ela.
Essa metodologia permite que assuntos como harmonização, percepção, composição, improvisação, entre outros, sejam ensinados de forma lÚdica e envolvente, resultando em composições impressionantes, com forma e estrutura, feitas por pequenos músicos.

"TECLADISTAS E PIANISTAS POPULARES: agora vocês são os maestros" - Luis Paulo Trione
SINOPSE - Será abordado conteúdo específico para professores de piano popular e tecladistas, oferecendo material para aluno e professor com suporte didático consagrado com mais de 30 anos de experiência, proporcionando autonomia e qualidade ao profissional.

"COMO POTENCIALIZAR AS INTELIGÊNCIAS ATRAVéS DO APRENDIZADO MUSICAL 2" - Márcia Kodama
SINOPSE - Continuação da Oficina parte 1, das 16h

"METODOLOGIA x ABORDAGEM" - Paul Lafontaine
SINOPSE - A possibilidade de uma pessoa com deficiência fazer aulas de algum instrumento acaba se reduzindo quando uma escola de música não está preparada para receber e atender as necessidades específicas do seu aluno. é preciso prever não só a metodologia e as acomodações para as aulas, mas tambêm a abordagem que será utilizada.

"CANTO: FORMA E EXPRESSÃO" - Crys Depret
SINOPSE

"EDUCAção MUSICAL - revisão do conceito para atender às demandas do tempo presente" - Enny Parejo
SINOPSE - Discutir uma ampliação posóvel do conceito de educação musical, bem mais pertinente ao tempo presente.

"COMO USAR O YOUTUBE PARA POTENCIALIZAR SUA CARREIRA" - Débora Ildêncio
SINOPSE - Quem não é visto não é lembrado! Ter um canal no Youtube se tornou algo comum em nosso dia a dia, mas você sabia que existem tÉcnicas para utilizar a ferramenta como sua verdadeira aliada, contribuindo assim para a divulgação do seu trabalho? O Youtube é uma excelente plataforma para divulgação e prospecção de seguidores, mas alguns detalhes são fundamentais para um resultado satisfatório. Nessa oficina, vamos abordar tÉcnicas, principais ferramentas com dicas para que você construa suas estratégias e consiga aumentar seus números de visualizações e alcançar novos seguidores.

"PIANOS DIGITAIS: SAIBA MAIS SOBRE ESSA OPÇÃO DE INSTRUMENTO!" - Lasier Laube
SINOPSE - Quer conhecer mais sobre Pianos Digitais e descobrir se eles podem ser uma boa opção para você? Então confere essa oficina preparada pela Essenfelder com informações históricas, técnicas e curiosidades sobre esse instrumento que cada vez mais vem ganhando espaço em escolas e residências!

"TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO PARA AULAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS" - Daniel Mauddonet
SINOPSE - Tópicos:
- como planejar cursos, semestres e a aulas
- estabelecer objetivos para cada aluno e curso
- tópicos musicais a serem abordados em todas as aulas
- diferenças de dinâmicas para aulas individuais e coletivas
- características de aulas para crianças, adolescentes e adultos

"THE STRING GAME - O Jogo das Cordas: Jogo de Tabuleiro como ferramenta pedagógica" - Alexandre de Orio
SINOPSE - Jogo educacional de tabuleiro criado pelo músico e professor Alexandre de Orio com a finalidade de auxiliar o aprendizado de instrumentos de cordas. Funciona como uma ferramenta pedagógica na transmissão e fixação de conteúdos musicais.
Os instrumentos de cordas não são tão visuais como piano, consequentemente essa dificuldade impacta no aprendizado de diversos conteúdos musicais, então o jogo ajuda a visualização de notas no braío do instrumento, assim como escalas, acordes, inveróes, arpejos, sistema CAGED, intervalos, digitações etc. Pode ser jogado por crianças a partir de 6 anos até adultos.

"O PROFESSOR COACH: Potencializando seu aluno com tÉcnicas de coaching" - Francisca Lima
SINOPSE - Nesta oficina observaremos como a metodologia coaching pode contribuir para o desenvolvimento da Inteligência emocional e a transformação, através do autoconhecimento e da autoconfiança dos alunos.

"COMO ENSINAR FLAUTA DOCE DE MANEIRA LÚDICA E PRÁTICA" - Ivete Machado e Jeane Machado
SINOPSE - Muitos educadores deixam de ensinar o instrumento nas escolas por acharem difícil ou por não conseguirem transmitir de maneira encantadora.
A criança gosta de tocar flauta!!
Ensinar e musicalizar os alunos com esse instrumento é empolgante! Nesta oficina, duas experientes professoras de música, com especialização em Musicalização Infantil e que utilizam a flauta doce para musicalizar crianças a partir de 4 anos, iráo auxiliar e orientar os educadores como trabalhar esse maravilhoso instrumento, ampliando seu repertório e aplicando atividades inovadoras. Tudo de maneira lÚdica e prazerosa!
A proposta da oficina é preparar educadores para desenvolverem a musicalidade nas crianças através da flauta doce soprano com atividades diversas, com vasto e rico conteúdo melódico e rítmico, para trabalhar além do sopro e respiração, a coordenação motora, atenção, percepção auditiva, percepção rítmica, memória e concentração.

"PROJETOS PEDAGÓGICOS PARA AULAS DE MúSICA" - Léia Grechi
SINOPSE - O que é a Pedagogia de Projetos? Como criar e desenvolver um projeto para aulas de música? Essas e muitas outras perguntas...
O trabalho por projetos é muito interessante, é uma metodologia que muda o foco da sala de aula do professor para o aluno, da informação para o conhecimento, permitindo que a informação seja transformada em conhecimento e aprendizagem. A música é essencial, pois através dela obtemos uma aprendizagem dinâmica, alegre e prazerosa, pois desenvolve na criança a sua criatividade, pois ela está em constante interação com o meio. Pensando nisso criei para esta oficina um miniprojeto e sua execução em todas as etapas desde a apresentação até a finalização, escolha e uso de materiais em dinâmicas que acolhem a participação de todos os alunos e muitas outras ideias.

"MUSICALIZAção E DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS" - Márcio Scialis
SINOPSE - A prÁtica musical para crianças, auxiliando na identificação de potencialidades e necessidades, é ferramenta indispenóvel na formação intelectual, cultural e cognitiva.
Conceitos, tÉcnicas e vivências sobre o desenvolvimento de inteligÊncias com o uso da música.

"CONECTANDO A GUITARRA NO COMPUTADOR PARA EAD" - Kléber K. Shima
SINOPSE - Nesta oficina Kleber K. Shima mostrará quais são as melhores opções para quem quer dar aulas online com qualidade profissional.
- interfaces de áudio
- monitores de áudio
- fones de ouvido
- softwares com simulação de amplificadores e efeitos
- plataformas para EAD
- microfones condensadores
- DAW (digital áudio workstation)

"A MúSICA NO MÉTODO MONTESSORI" - Taciana Taffarel
SINOPSE - serão abordados os pilares no mÉtodo que são: a autoeducação, o adulto preparado e o ambiente preparado. Falaremos sobre a grande parceira de trabalho de Maria Montessori que foi Anna Maccheroni, pianista, a qual desenvolveu atividades para crianças de 3 a 6 anos de idade, sobre curiosidades como o trabalho de rítmica corporal no MÉtodo Montessori, muito antes de Dalcroze. Falar das interfaces do que propõe o MÉtodo Montessori e os demais pedagogos musicais, inclusive os brasileiros.

"A COMUNháO ENTRE TEXTO E MELODIA NO CANCIONEIRO INFANTIL" - Elvira Drummond
SINOPSE - Paralelismo entre linha melÚdica e fluxo verbal (considerando a fluência natural da fala) - implicações e benefícios dessa aliança harmoniosa, no repertório destinado é infância.

"DO PRESENCIAL AO VIRTUAL - REINVENTANDO AS AULAS DE MúSICA" - Daiane Raatz
SINOPSE - Como equipar seu estádio/escola para aulas online profissionais - sugestáes de equipamentos e softwares. Adaptações de jogos e atividades lÚdicas para o ambiente virtual.
Sugestáes de atividades em grupo para humanizar as aulas online.

"GRAVAção COMERCIAL, SEM SAIR DE CASA" - Guilherme Cysne
SINOPSE - Já imaginou ter músicas 100% produzidas por você, na sua casa, com qualidade comercial, sem ter que investir em equipamentos caros, acústica, softwares, nada disso e assim poder conquistar muitos fãs? É sobre isso que vamos falar na oficina "Como gravar com qualidade comercial, sem sair de casa".
Você vai aprender:
- Como se dé a produção musical em Home Studio.
- O que é necesório para montar um Home Studio.
- Como começar a produzir sem ter nenhum equipamento.
- Quais os melhores softwares gratuitos do mercado.
- Como transformar uma gravação caseira em uma gravação comercial.

"UM ALERTA PARA OS DESCONFORTOS EMOCIONAIS: VAMOS CONVERSAR SOBRE O ASSUNTO?" - Scheilla Regina Glaser
SINOPSE - Na continuidade do processo de ensino e aprendizagem do instrumento musical, por vezes surgem situações que criam desconfortos emocionais nos alunos. Tais desconfortos podem causar bloqueios, desmotivação e até desistência do curso. Gostaria de conversar com vocês a respeito de alguns desses desconfortos, na busca de colaborar para que a relação do aluno com seus professores e a escola de música seja cada vez mais saudável. A palestra cria um contraponto entre resultados da minha pesquisa de Doutorado, autores que estudaram o assunto e vivências da minha experiência como docente.

CAEM Encontro Nacional de Escolas de Música Notícias Agenda Classificados Professores Revista No Tom Loja Parceiros Contato
Tel.: (11) 3862-5376
Email: comunicacao@escolasdemusica.com.br
CAIXA POSTAL: 61060 - SP/SP - CEP 05001-970 Todos os direitos reservados para Escolasdemusica.com.br - 2021